9 de agosto de 2012

Boas Práticas


BOAS PRÁTICAS – MUDANÇAS SIMPLES NO 2º OFÍCIO DA FAZENDA DE SÃO BERNARDO TORNAM O AMBIENTE MAIS SAUDÁVEL

        Apesar do trabalho incansável de servidores e magistrados, o número de processos na Justiça de São Paulo cresce a cada ano, assim como ocorre no restante do País. Muitos especialistas já apontaram diversos motivos que levam a esta crescente demanda: a população conhece cada vez mais seus direitos e, por isso, busca o auxílio do Judiciário com frequência; a legislação brasileira permite uma infinidade de recursos; o próprio aumento da população...
        Independentemente de qual seja o motivo, o fato é que a estrutura do Poder Judiciário quase sempre não consegue acompanhar a demanda. O resultado: muitos cartórios, com o volume de processos e a correria do dia a dia, costumam ter dificuldade em manter o espaço de trabalho organizado.

        Foi o que aconteceu na 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de São Bernardo do Campo. Quando a juíza Ida Inês Del Cid assumiu a unidade, percebeu que seria necessário promover uma mudança no espaço físico. “A sala do cartório não era muito agradável. Os funcionários trabalhavam amontoados, havia mais mesas que o necessário, estantes enormes, cheias de processos, ficavam logo na entrada do cartório, atrapalhando a circulação das pessoas”, conta.
        Com a colaboração dos servidores do cartório, a juíza promoveu uma verdadeira transformação. Fizeram uma limpeza geral, eliminaram alguns móveis que ocupavam espaço precioso (mais de dez mesas foram retiradas do local) e reorganizaram a acomodação dos processos – grande parte deles fica hoje em uma sala separada. “Dá até a impressão que o ambiente ficou maior”, diz Ida Inês. A magistrada também deu um toque especial na decoração: incluiu quadros e plantas que deixaram o espaço mais leve.
        Os 15 funcionários do setor aprovaram a modificação. “Quando a doutora Ida propôs a mudança, ficamos surpresos com sua preocupação, que não é comum. Hoje, o nosso cartório chama a atenção. Outros funcionários do prédio comentam que gostariam de trabalhar aqui”, afirma Elaine Cristina Schaion, coordenadora do cartório.
         Ida Inês também está satisfeita com o resultado. “Fico feliz por poder ajudá-los a trabalhar em um lugar mais saudável, bonito e funcional”, completa.

        Segundo especialistas, algumas dicas ajudam na organização dos ambientes (e aí está incluído o cartório):
        - Descarte periodicamente o que pode ser inutilizado, de canetas que não funcionam a papéis sem importância;
        - Coloque etiquetas em tudo - pastas, caixas e prateleiras – para que todos saibam onde guardar cada objeto;
        - Evite empilhar materiais, pois, ao puxar um deles, o resto vem junto. Uma alternativa simples é guardar as coisas em caixas;
        - Procure deixar os documentos mais utilizados em locais de fácil acesso;
        - Prenda fios soltos de computadores e telefones com elásticos ou arames.
        - A criatividade conta muito e não deve ser colocada de lado.  
       

        Comunicação Social TJSP – CA (texto) 
        imprensatj@tjsp.jus.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário